Home » Pós Graduação » Onde fazer mestrado em cada estado brasileiro

Onde fazer mestrado em cada estado brasileiro

Fazer um mestrado profissional nos dias de hoje é extremamente importante, tendo em vista que só assim o profissional, seja qual for a sua área terá novas ofertas e oportunidades, reconhecimento, uma carreira mais sólida e tranquila e claro um aumento significante de salário. Porém, muitas pessoas não sabem ao certo qual a melhor universidade para fazer um mestrado ou ainda nem sabem os locais que têm. Por isso, resolvi fazer esse artigo para tirar todas essas dúvidas.

Confira a seguir Onde fazer mestrado em cada estado brasileiro:

Estado do Acre

UFAC – Fundada em 1974 e localizada na cidade de Rio Branco, a Universidade Federal do Acre a cada ano que passa está conseguindo se expandir e trazer para a faculdade, assim como para o estado novos programas de pós graduação, entre eles os mestrados.

Estado de Alagoas

UFAL – Com mais de 35 mestrados disponibilizados para profissionais, a Universidade Federal de Alagoas a cada ano que passa está crescendo e se tornando reconhecida no Brasil. Fundada em 1961 na cidade de Maceió e em mais duas outras cidades, ela já conta com mais de 30 mil alunos.

UNEAL – A Universidade Estadual de Alagoas, assim como a UFAL, também oferece programas de pós-graduação, entre eles os de mestrados. Essa instituição de ensino, fundada em 1970, já conta com mais de 6 campus pelo estado.

Estado do Amapá

Unifap – A Universidade Federal do Amapá, fundada em 1990, apesar de ser ainda nova vem se expandindo ao longo dos anos. Ela já conta com alguns programas de pós graduação e mestrado.

Estado do Amazonas

UEA – Fundada em 2001, a Universidade do Estado do Amazonas é a maior faculdade de ensino superior e pós graduação do país e já conta com mais de 20 mil alunos matriculados, entre eles os de mestrado.

UFAM – Com mais de 36 cursos de mestrado, a Universidade Federal do Amazonas fundada em 1909 vem se destacando nos últimos anos e se tornando uma das melhores faculdades de ensino superior do estado.

Estado da Bahia

UFBA – A Universidade Federal da Bahia, fundada em 1946, é uma instituição pública de nível superior que está localizada na cidade de Salvador. Ela conta com diversos cursos de mestrado de alta qualidade, sendo que são bem conceituados.

UNEB – Assim como a UFBA, a UNEB (Universidade do Estado da Bahia) também vem se destacando nos últimos anos por possuir cursos e mestrados com um ensino de qualidade. Ela foi fundada em 1983.

Estado do Ceará

IFESC – O Instituto de Formação Superior do Ceará oferece cursos de mestrado em suas unidades.

UFC – Fundada em 1954, a Universidade Federal do Ceará é bastante reconhecida no estado e também no Brasil todo, por conta da qualidade de seus cursos e mestrados, sendo que seus cursos são muito bem conceituados pelo Ministério da Educação. Além disso, ela é considerada como a melhor universidade do nordeste.

Estado do Distrito Federal

UCB – A Universidade Católica de Brasília, fundada em 1974, conta com mais de 10 mestrados profissionais de alta qualidade. Ela é uma faculdade de nível superior privada, sendo que é uma das melhores do estado por conta de conceitos máximos em seus cursos.

UnB – Criada em 1962, a Universidade de Brasília já contém cerca de 150 cursos de mestrados. A cada ano que passa a UnB está crescendo cada vez mais e promete ser uma das melhores faculdades públicas do Brasil.

Estado do Espírito Santo

UFES – Os programas de mestrado na Universidade Federal do Espírito Santo são todos muito bem conceituados pelo Ministério da Educação, sendo que já existe mais de 50 cursos de mestrado. Fundada em 1954, a UFES já possui 4 campus em cidades do Espirito Santo.

UVV – A Universidade Vila Velha é uma faculdade privada do Espirito Santo e também a única. Ela conta com diversos programas de pós graduações, entre eles o de mestrado. Ela, assim como a UFES tem seus cursos e mestrados bem conceituados e é uma das melhores do estado.

Estado de Goiás

UFG – A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960 e a sua sede está localizada na cidade de Goiânia, porém ela ainda contém mais 4 campus espalhados pelo estado de Goiás. Atualmente, essa faculdade está ganhando reconhecimento por causa de seus cursos e mestrados.

FIG – A faculdade Integrada de Goiás também oferece cursos de mestrado e está a mais de 10 anos no mercado, sendo que as graduações e mestrados dela são de qualidade.

Estado do Maranhão

UFMA – Fundada em 1966, a Universidade Federal do Maranhão é uma das melhores do estado por possuir seus cursos e mestrados de qualidade. Já são mais de 20 mestrados no total, sendo que eles têm um bom conceito pelo Ministério da Educação (MEC). Os mestrados estão disponíveis na cidade de São Luís, apesar dela ter mais 5 campus espalhados pelo estado do Maranhão.

Estado do Mato Grosso

UFMT – A Universidade Federal do Mato Grosso, fundada em 1970 é uma das faculdades mais reconhecidas do Brasil. Localizada em Cuiabá ela oferece cursos de pós graduação, sendo entre eles os de mestrados.

UNEMAT – A Universidade do Estado de Mato Grosso, fundada em 1978 é uma instituição pública de nível superior que oferece diversos cursos de mestrado.

Estado do Mato Grosso do Sul

UFMS – Pode ser encontrada na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul diversos programas de pós graduação, entre eles vários mestrados. Fundada em 1979, a UFMS é uma faculdade que possui bom conceito em seus cursos e mestrados.

UEMS – Os mestrados oferecidos na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul são de qualidade. Eles são oferecidos na cidade de Paranaíba. Essa universidade foi fundada em 1990 e é bem reconhecida nos dias atuais.

Estado de Minas Gerais

UFMG– Fundada em 1927, a Universidade Federal de Minas Gerais, situada na cidade de Belo Horizonte é a mais reconhecida desse estado e já é uma das melhores do país por conta de seus cursos e mestrados de alta qualidade e seriedade.

UEMG – A Universidade Estadual de Minas Gerais, fundada em 1989, apesar de ainda ser nova se comparada com as outras é uma faculdade que vem crescendo cada vez mais ao longo dos anos e promete expandir ainda mais a quantidade de seus cursos e mestrados.

Estado do Pará

CESUPA – O Centro Universitário do Estado do Pará, fundado em 1986 está localizado na cidade de Belém e é uma instituição de ensino particular. As pós graduações, entre elas os mestrados são de ótima qualidade, sendo que essa faculdade visa principalmente à continuidade dos estudos de seus alunos.

UFPA – A Universidade Federal do Pará foi fundada em 1957 e é uma instituição de ensino superior público que oferece mestrados de bom conceito.

Estado da Paraíba

UEPB – Fundada em 1966, a Universidade Estadual da Paraíba de uns anos para cá, vem melhorando a qualidade e expandindo os seus cursos e mestrados. A sua sede fica na cidade de Campina Grande, porém possui pontos em mais 7 cidades, sendo elas: Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Patos, Monteiro e Araruna.

Estado do Paraná

UFPR – A Universidade Federal do Paraná é uma das mais velhas do Brasil e também uma das mais importantes e melhores. Fundada em 1912 ela conta com uma história cheia de avanços e ao longo dos seus 100 anos vêm mudando cada vez para melhor com seus cursos e mestrados.

PUC-PR – A PUC já foi apontada como a melhor universidade privada do estado de São Paulo e a segunda melhor do Brasil, principalmente por causa de seus cursos e mestrados na área de humanas com conceitos máximos.

Estado do Pernambuco

UFPE – Atualmente, a Universidade Federal do Pernambuco já conta com mais de 80 cursos de mestrados no total, sendo que a maioria é de conceito máximo. Fundada em 1946, a UFPE já conta com 3 campus espalhados pelo estado do Pernambuco.

UNICAP – A Universidade Católica de Pernambuco foi fundada em 1943, sendo a primeira faculdade católica do estado. Ela se destaca principalmente pelo seu mestrado em engenharia civil.

Estado do Piauí

UFPI – A Universidade Federal do Piauí é a mais reconhecida do estado por seus mestrados. Ela foi fundada no ano de 1971 e a cada dia que passa está expandindo a qualidade e o reconhecimento de sua faculdade.

Estado do Rio de Janeiro

UERJ – A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) é uma das mais conhecidas e reconhecidas no estado do RJ, principalmente por possuir mais de 54 programas de pós graduação, com mais de 48 cursos de mestrado e 38 de doutorado. Fundada em 1950, ao longo dos anos ela está crescendo cada vez mais e já é uma das mais importantes universidades do país.

UNIRIO – Fundada em 1969, a Universidade do Rio de Janeiro, atual Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, assim como a UERJ é uma faculdade que é uma das mais importantes do país por oferecer cursos de ótima qualidade e conceituados pelo MEC.

Estado do Rio Grande do Norte

UERN – A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte é a mais conhecida e reconhecida no estado e no Brasil. Vários estudantes e profissionais de diversos estados do Brasil, se deslocam para o Rio Grande do Norte apenas para cursar uma graduação ou pós graduação das mais diversas áreas nessa faculdade que está crescendo mais a cada ano que passa. Ela foi fundada em 1968.

UFRN – Criada em 1958, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, assim como a UERN é bastante reconhecida pelo Brasil todo. Ela conta com mais de 50 cursos de mestrado.

Estado do Rio Grande do Sul

UFRGS – A Universidade Federal do Rio Grande do Sul é a mais reconhecida do estado e também uma das mais importantes do Brasil. Muitos estudantes ou profissionais se deslocam de seus estados apenas para fazer uma graduação ou pós graduação nessa universidade.

PUC-RS – A PUC, possui pontos em quase todos os estados brasileiros e no Rio Grande do Sul essa universidade também se destaca. Com o curso e mestrado de História sendo o mais reconhecido por lá.

Estado de Roraima

UFRR – A Universidade Federal de Roraima está localizada na cidade de Boa Vista e possui um total de 7 mestrados de qualidade.

Estado de Santa Catarina

UNISUL – A UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina), localizada na cidade de Tubarão foi fundada em 1964 e é considerada como uma das maiores e melhores faculdades de Santa Catarina e atualmente conta com mais de 13 mil alunos no campus. Nessa universidade há diversos mestrados profissionais de alta qualidade.

UFSC – Criada em 1960, a Universidade Federal de Santa Catarina é reconhecida atualmente pelos seus cursos e mestrados de qualidade, sendo que há mais de 60 opções de pós graduações.

Estado de São Paulo (veja os mestrados disponiveis)

USP – A universidade de São Paulo (USP) é uma das faculdades mais reconhecidas do país, principalmente por oferecer uma grande quantidade de cursos e mestrados que são muito bem conceituados pelo MEC. Ela é uma universidade pública mantida por São Paulo, fundada em 1934, com mais de 80 anos de história ela já formou centenas de milhares de profissionais das mais variadas áreas.

PUC – Fundada em 1946, ela é uma instituição privada que forma todos os anos dezenas de milhares de profissionais, sendo que ela é mais reconhecida pelos seus cursos em humanas de conceitos máximos. Além disso, em um ranking do Ministério da Educação (MEC), a PUC foi apontada como a melhor universidade privada do estado de São Paulo e a segunda melhor do Brasil!

Estado do Sergipe

UFS – A Universidade Federal do Sergipe é bastante reconhecida no Brasil todo por possuir graduações e mestrados de ótima qualidade. Fundada em 1963, ela já conta com mais de 50 programas de pós graduações e entre eles, mestrados.

Estado do Tocantins

UFT – Fundada em 2000, a Universidade Federal do Tocantins é uma ótima instituição de ensino público. Os programas de pós graduação são de ótima qualidade e bem conceituados.

Esse foi o Onde fazer mestrado em cada estado brasileiro. Tomara que tenha te ajudado, até mais!