Anúncios

Mestrado no Canadá: dicas, bolsas e informações essenciais!

Anúncios

Fazer um Mestrado no Canadá é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, o país possui vários atrativos como a possibilidade de melhorar o seu inglês ou francês, universidades de ponta e, claro, a chance de “turbinar” o seu currículo e de se diferenciar no mercado de trabalho.

Mas, se você tem esse desejo, saiba que será preciso muita dedicação e informação sobre os procedimentos, exigências e outras demandas.

Para lhe ajudar, nós montamos este conteúdo completo. Confira!

Mestrado no Canadá: por onde começar?

Mestrado no Canadá

Mestrado no Canadá | Vancouver

O primeiro passo para quem deseja fazer um mestrado no Canadá é se informar sobre os programas e as universidades disponíveis, entendendo melhor o que elas oferecem e quais as exigências.

Além de acessar o site de cada universidade, existem alguns portais que podem lhe ajudar na hora de fazer a sua pesquisa. Como:

  • Universities Canada: esse site conta com todas as universidades do Canadá e é possível filtrar a sua pesquisa por instituição ou província. Outra vantagem é que o site permite comparar as universidades por tamanho, valores e programas de estudo.
  • FindAMasters: um site específico para programas de mestrado. Nele, você insere a palavra-chave e filtra por área de concentração, tipo de curso, instituição, full part ou part time, etc.
  • Elnfo: é um portal específico da província de Ontario e funciona como um guia para os estudantes do high school na hora de encontrar a universidade. Quem está começando a pesquisar sobre o estudo no Canadá poderá usá-lo para saber sobre as áreas de estudo de cada instituição, pré-requisitos, entre outros dados mais gerais.

Depois disso, é importante acessar o site das universidades selecionadas e avaliar as exigências, programas e etc. Uma dica importante é que, no Canadá, os cursos de pós-graduação são chamados de “graduate school” ou “graduate studies” (e não “post graduate” como nos EUA, por exemplo).

Trabalhar e estudar

Muitos brasileiros que desejam fazer Mestrado no Canadá também pretendem trabalhar legalmente no país. Se esse for o seu caso, é importante buscar por uma universidade que seja “designated learning institution”. Outras exigências é que o curso seja em período full-time e com duração mínima de 6 meses.

A partir dessas exigências, você estará apto para tirar o visto de estudante que permite trabalhar por até 20 horas semanais enquanto estiver fazendo o mestrado.

Outra possibilidade é obter o visto para trabalhar depois de concluir o mestrado, o chamado “post graduation work permit program” ou apenas PGWPP.

Essa autorização apenas é concedida para os estudantes de faculdades públicas ou privadas que seguem normas específicas do governo canadense. Os cursos precisam ser full-time e ter duração mínima de 8 meses. Uma boa dica, nesse caso, é acessar o site do governo canadense e checar se a universidade que você quer estudar oferece esse tipo de visto.

Principais Universidades do Canadá

O Canadá tem sido cada vez mais a escolha dos brasileiros que desejam estudar em ótimas universidades, mas não querem arcar com custos tão elevados quanto dos Estados Unidos.

O país oferece ótimas instituições de ensino – e tudo dependerá muito da sua área de interesse. Algumas boas opções são:

  • Universidade de British Columbia: possui campi em Vancouver e Kelowna. Uma dica bacana é acessar a calculadora de custos da universidade para avaliar quanto você gastará com cada ano de estudo.
  • Universidade de Toronto: é considerada a melhor universidade do Canadá e possui uma boa aceitação de estudantes estrangeiros. Além disso, conta com programas em áreas variadas como psicologia animal, antropologia, história da arte, ciências astronômicas, astronomia e muito mais.
  • Universidade de Montreal: para quem quer estudar nessa universidade na província do Quebec é importante falar fluentemente o francês. Porém, a boa notícia é que a universidade possui parceria com o governo brasileiro e até uma página específica para orientar os estudantes do Brasil.
  • Universidade de Calgary: fica na província de Alberta e é uma das mais importantes do Canadá. Assim como as demais universidades, ela possui uma variedade bem grande de programas e todo o processo de admissão pode ser feito pelo site.

Quanto custa um Mestrado no Canadá?

É importante destacar que no Canadá, mesmo as universidades públicas são pagas. Por isso, sempre vale à pena antes fazer um levantamento detalhado de todos os custos envolvidos para o mestrado, não apenas as taxas e mensalidades, mas também relacionado ao custo de vida, como moradia, transporte, alimentação, etc.

Para descobrir qual o valor você terá que pagar para estudar na universidade é preciso conferir a informação relativa ao “tuition fees” (que são as anuidades). Esse valor é bastante variável dependendo da província, do curso e do tipo de estudante.

Por exemplo, para estudar na British Columbia os valores podem ser superiores a 14 mil dólares canadenses, enquanto em Alberta é possível estudar por cerca de 10 mil dólares canadenses. Lembrando que os valores para os estudantes internacionais e os canadenses são diferentes.

Além disso, prepare o bolso para pagar outras taxas, como:

  • application fee;
  • autenticação de documentos;
  • testes de proficiência no inglês ou francês;

Em termos de custo de vida, os valores também podem ser diferentes para cada cidade. A média mensal varia entre 500 a 1200 dólares canadenses.

Bolsa de Mestrado no Canadá

A boa notícia, no entanto, é que tanto o governo canadense como as universidades costumam oferecer bolsas de estudo.

A Universidade de Montreal, por exemplo, oferece bolsa de isenção de taxas para os estudantes estrangeiros, chamada de Bourse C. Para concorrer, o aluno deve: ter uma média igual ou superior a 3,7 e estar matriculado em um curso de mestrado.

Além disso, também é bacana ficar de olho em instituições que oferecem bolsas aos brasileiros, como:

Outra dica é acompanhar o site do governo canadense, que conta com informações completas sobre todas as bolsas oferecidas no país, formas de admissão e outras informações.

Quais as documentações obrigatórias e como é a admissão?

A maioria das universidades canadenses recebe as candidaturas dos alunos internacionais pelos seus sites – e a grande vantagem é que elas não são tão rígidas como as universidades americanas.

O período de abertura das inscrições costuma ser entre fevereiro e março e é importante já estar com os principais documentos exigidos (por isso, lembre-se de começar a se informar antecipadamente sobre as exigências que podem variar em cada instituição).

Em geral, são necessários:

  • histórico escolar da graduação traduzido para o inglês ou francês (dependendo da área onde você for se candidatar);
  • comprovação de experiência na área que pretende realizar o mestrado;
  • currículo profissional e acadêmico traduzido para o inglês ou francês;
  • exames de proficiência em inglês ou francês;
  • cartas de recomendação de professores, chefes ou diretores de empresas em que você já trabalhou no Brasil.

Além disso, é importante conferir se a universidade exige que você já tenha um professor orientador. Em alguns casos, isso será necessário antes mesmo de realizar a sua admissão, como no caso da Universidade de Montreal.

O professor orientador é responsável por ajudar o estudante a escolher as disciplinas, planejar a trajetória de estudos e até a obter bolsa. Para encontrar esse profissional, basta acessar o site da universidade e entrar em contato com o programa que você deseja cursar.

Além disso, algumas universidades exigem que você já tenha um esboço do projeto de pesquisa que deseja cursar, assim como os programas de mestrado no Brasil. Novamente, essas informações estão disponíveis nos sites dos programas, inclusive com indicações de como ele deve ser feito, prazos para submissão e outros dados.

Depois de ler todas essas informações, ficou mais fácil planejar o seu Mestrado no Canadá? Aproveite e compartilhe as nossas dicas com os seus amigos nas suas redes sociais!

Você gostou deste artigo? ⤵ A sua opinião é MUITO importante!
[Total: 1 Média de: 5]