O Mestrado na Universidade Federal de Viçosa – UFV é um dos mais antigos e tradicionais do país. A história da universidade teve início em 1926, quando ela ainda era conhecida como Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV).
Porém, foi só a partir de 1950 que os primeiros cursos de pós-graduação começaram a ser realizados na UFV. Hoje, esses programas são reconhecidos nacional e internacionalmente, com mestrados e doutorados acadêmicos e também mestrados profissionais.
Quer saber mais sobre o mestrado na Universidade Federal de Viçosa – UFV? Continue lendo este guia completo!
Mestrado na Universidade Federal de Viçosa – UFV: quais os programas?

A Universidade Federal de Viçosa possui mais de 40 programas de mestrado espalhados em seus 3 campi: Viçosa, Rio Parnaíba e Florestal. Hoje a UFV é considerada a 8ª melhor universidade do país de acordo com o ranking do Índice Geral de Cursos (IGC) publicado pelo Ministério da Educação (MEC) e a segunda colocada entre as instituições mineiras.
Programas de Mestrado
Os programas de mestrado disponíveis estão divididos por campus. Para saber mais sobre cada um deles, a dica é acessar o site da UFV com todos os cursos de pós-graduação disponíveis.
Campus Viçosa
Possui programas de mestrado em:
- Administração;
- Agroecologia;
- Agroquímica;
- Arquitetura e Urbanismo;
- Biologia Animal;
- Biologia Celular e Estrutural;
- Bioquímica aplicada;
- Botânica;
- Ciência da Computação;
- Ciência da Nutrição;
- Ciências da Saúde (mestrado profissional);
- Ciência e Tecnologia de Alimentos;
- Ciência Florestal;
- Defesa Sanitária e Vegetal (mestrado profissional);
- Ecologia;
- Economia;
- Economia Aplicada;
- Economia Doméstica;
- Educação;
- Educação Física;
- Engenharia Agrícola;
- Engenharia Civil;
- Engenharia Química;
- Entomologia;
- Estatística Aplicada e Biometria;
- Extensão Rural;
- Ensino em Física (mestrado profissional);
- Física;
- Fisiologia Vegetal;
- Fitopatologia;
- Fitotecnia;
- Genética e Melhoramento;
- Geografia;
- Letras;
- Matemática;
- Medicina Veterinária;
- Meteorologia Aplicada;
- Microbiologia Agrícola;
- Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania (mestrado profissional);
- Solos e Nutrição de Plantas;
- Tecnologia e Celulose de Papel (mestrado profissional);
Campus Rio Parnaíba
Possui programas de mestrado em:
- Agronomia (Produção Vegetal);
- Administração Pública em Rede Nacional (mestrado profissional);
- Química em Rede Nacional (mestrado profissional).
Campus Florestal
Possui programas de mestrado em:
- Manejo e conservação de ecossistemas naturais e agrários;
- Matemática em Rede Nacional (mestrado profissional).
Como é a avaliação Capes dos programas de Mestrado na UFV?
A Capes é o órgão federal responsável por avaliar os cursos de pós-graduação em todo o país. A cada 4 anos é realizada uma avaliação de todos os programas e são atribuídas notas que vão de 1 a 7, sendo que aqueles com nota superior a 5 são considerados de excelência.
Na última avaliação, a UFV teve 5 programas com nota máxima (7), 6 programas com nota 6 e 9 programas avaliados com nota 5. Os melhores programas de mestrado na UFV são:
- Agronomia;
- Solos e Nutrição de Plantas;
- Ciência da Nutrição;
- Ciências Agrárias;
- Engenharia Agrícola;
- Entomologia;
- Produção Vegetal;
- Genética e Melhoramento;
- Medicina Veterinária;
- Microbiologia Agrícola;
Se você quiser saber qual é a avaliação do programa que pretende se candidatar, basta acessar a Plataforma Sucupira do Capes.
Como é o processo seletivo para o mestrado na Universidade Federal de Viçosa – UFV?
Os processos seletivos variam muito dependendo do programa. Por isso, a principal dica é acessar o site específico do programa e avaliar muito bem o edital. Não se esqueça de conferir, ainda, as linhas de pesquisa de cada programa, garantindo que eles estejam de acordo com o que você pretende se especializar no mestrado.
De uma maneira geral, o estudante deverá realizar a sua inscrição, produzir um pré-projeto e realizar algumas avaliações. Veja algumas orientações comuns a vários programas.
Documentação
Como dissemos, a documentação solicitada poderá variar dependendo do programa. De uma maneira geral, o candidato deverá apresentar:
- Curriculum Vitae (formato Lattes CNPq) com documentação comprobatória;
- projeto de pesquisa com um tema pertinente às linhas de estudo do programa;
- cópia autenticada do diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação;
- cópia autenticada do Histórico Escolar do curso de graduação;
- foto 3×4;
- cópia da certidão de casamento ou de nascimento;
- cópia da carteira de identidade e do CPF;
- cópia do Título de Eleitor;
- comprovante do pagamento da taxa de inscrição.
Em alguns programas, pode haver a necessidade de apresentar outros documentos. Por exemplo, no caso de administração é preciso enviar também o comprovante do teste ANPAD, que inclusive é usado como classificação dos candidatos.
Já para o mestrado em economia, é preciso realizar, antes da inscrição, o exame da ANPEC, que também entra como classificação do programa.
Avaliações
O processo seletivo também é muito distinto dependendo do programa. No caso de Administração e Economia os testes que citamos acima são avaliados de antemão e a nota do candidato tem um peso importante na sua classificação.
Já em outros programas, o processo seletivo pode incluir:
- provas de conhecimento específico baseado na bibliografia disponível no edital ou redação sobre temas relacionados ao programa;
- provas de língua estrangeira;
- análise do pré-projeto pelos professores orientadores do programa;
- arguição sobre o projeto e entrevista com os professores orientadores do programa;
- análise do curriculum vitae do candidato.
Cada um desses tópicos possui uma análise muito específica, dependendo do mestrado desejado. De forma geral, os pré-projetos são avaliados quanto: adequação do tema à área e às linhas de pesquisa, questão de pesquisa proposta, estrutura do projeto e redação científica, relevância do tema e abordagem teórica e metodológica preliminar.
Já na arguição, os professores irão avaliar a capacidade do candidato em discursar e explicar sobre o tema proposto no pré-projeto, conhecimento técnico-cientifico sobre a área de concentração escolhida, condições de execução do projeto e capacidade em responder as perguntas realizadas pelos professores.
Durante as entrevistas, os professores também analisarão se o candidato possui motivação, disposição e interesse para cumprir as exigências do programa e se as suas expectativas estão em consonância com os objetivos e metas do mestrado.
Bolsas de Estudos
Assim como outras universidades públicas, a UFV também tem parceria com órgãos de pesquisa para disponibilizar bolsas de mestrado. As principais oferecidas são: Capes, CNPq e Fapemig. Os critérios são disponibilizados nos respectivos sites de cada programa de mestrado.
Se você ainda tem alguma dúvida, a nossa dica é consultar o site da Pós-Graduação da UFV.
Conclusão
Como você viu, o mestrado na Universidade Federal de Viçosa – UFV é um dos mais importantes do país. Justamente por isso, as seleções são bastante concorridas e é fundamental se preparar antecipadamente.
Gostou das nossas dicas? Aproveite e compartilhe este conteúdo com seus amigos e ajude-os a se preparem para as seleções de mestrado!