Entre as opções mais tradicionais de pós-graduação no país, com certeza está o Mestrado na UNESP – Universidade Estadual Paulista.
A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, é uma instituição de ensino das mais renomadas do Brasil, com 150 opções de programas de pós-graduação, convênio com 300 universidades no exterior, grande quantidade de laboratórios e presença em várias cidades do interior de São Paulo.
Porém, como em todas as universidades públicas, ser aprovado em um programa de mestrado na UNESP não é uma das tarefas mais fáceis. Por isso, é muito importante reunir informações precisas e dicas valiosas.
Quer saber tudo sobre o Mestrado na UNESP – Universidade Estadual Paulista? Continue a leitura!
Por que fazer Mestrado na UNESP?

A pós-graduação da UNESP é considerada a segunda maior do país e se caracteriza pela diversidade de cursos oferecidos em todas as áreas do conhecimento. Com 150 programas de pós-graduação e 125 cursos de mestrado, a UNESP dispõe de uma moderna infraestrutura de ensino em 19 cidades do estado de São Paulo.
De acordo com o ranking Shangai, a UNESP está entre as 400 melhores universidades de todo o mundo. Outro atrativo são os programas de internacionalização voltados para os mestrandos e doutorandos, com diversas ações de mobilidade internacional, favorecendo às colaborações científicas e parcerias institucionais.
Pela avaliação da CAPES, a UNESP é a sexta melhor universidade do país em relação ao número de programas de excelência de pós-graduação. Hoje, estão disponíveis mestrados em:
- Ciências Agrárias;
- Ciências Exatas e da Terra;
- Engenharias;
- Ciências Biológicas;
- Ciências Humanas.
- Linguística, Letras e Artes;
- Ciências da Saúde;
- Ciências Sociais Aplicadas;
- Multidisciplinar
Onde a UNESP está localizada?
A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” possui campi nas cidades de:
- Ilha Solteira;
- Dracena;
- Rosana;
- Presidente Prudente;
- Araçatuba;
- Tupã;
- Assis;
- Marília;
- São José do Rio Preto;
- Bauru;
- Ourinhos;
- Botucatu;
- Araraquara;
- Jaboticabal;
- Franca;
- São João da Boa Vista;
- Rio Claro;
- Itapeva;
- Registro;
- Sorocaba;
- São Paulo;
- São Vicente;
- São José dos Campos;
- Guaratinguetá.
Como fazer um Mestrado na UNESP?
O primeiro passo é escolher o programa que você deseja. Afinal, como você viu, existem muitas opções. Para fazer essa pesquisa, a dica é acessar este site da própria UNESP, onde você pode filtrar por tipo de curso, área do conhecimento e cidade.
Vale lembrar que, além do mestrado acadêmico, a UNESP também oferece a modalidade de mestrado profissional, nas seguintes áreas:
- Artes (Campus São Paulo);
- Administração (Campus Jaboticabal);
- Ciência e Tecnologia Aplicada à Odontologia (Campus São José dos Campos);
- Docência para educação básica (Campus Bauru);
- Educação Física (Campus Presidente Prudente);
- Educação Sexual (Campus Araraquara);
- Enfermagem (Campus Botucatu);
- Engenharia de Biomateriais e Bioprocessos (Campus Araraquara);
- Geografia (Campus Presidente Prudente);
- Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos (Campus Ilha Solteira);
- Letras (Campus Araraquara);
- Matemática (Campus Rio Claro);
- Matemática em Rede Nacional (Campus Rio Claro);
- Medicina (Campus Botucatu);
- Mídia e Tecnologia (Campus Bauru);
- Pesquisa Clínica (Campus Botucatu);
- Pesquisa e Desenvolvimento (Campus Botucatu);
- Planejamento e Análise de Políticas Públicas (Campus Franca);
- Química (Campus Araraquara);
- Saúde da Família (Campus Botucatu);
- Sociologia em Rede Nacional (Campus Marília).
Depois de encontrar o programa e ler muito bem o edital (inclusive considerando as linhas de pesquisa), será preciso separar a documentação e se preparar para as provas. Essas etapas podem variar dependendo do programa e da área do conhecimento.
Em relação à documentação, de forma geral, são exigidos:
- cópia documento de identidade com foto;
- original ou cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
- currículo Lattes comprovado com documentos;
- diploma universitário;
- histórico escolar da graduação;
- título de eleitor;
- certidão de nascimento ou casamento.
Alguns programas também exigem que o candidato envie já na inscrição o projeto de pesquisa a ser trabalhado no mestrado. As normas para a elaboração desse item estão sempre descritas no edital de candidatura, bem como as vagas, linhas de pesquisa e professores orientadores.
Além disso, é comum que sejam solicitadas provas adicionais como: proficiência em língua estrangeira e de conhecimentos específicos. Em alguns editais essas provas têm caráter eliminatório, enquanto em outros são apenas classificatórios.
Também é de praxe que o candidato aprovado na primeira fase passe por uma entrevista com a banca e faça a arguição do seu projeto, mostrando o porquê deseja pesquisar determinado assunto e qual o grau de intimidade possui com o tema.
Qual a avaliação da Capes dos mestrados na UNESP?
A Capes é o órgão regulador dos programas de mestrado e doutorado no país. Ela possui uma escala de notas entre 1 a 7 que classificam os programas em nível de excelência. Aqueles com nota igual ou superior a 5 já são considerados muito bons.
A UNESP possui mais de 20% dos seus programas com nota máxima (entre 6 e 7) e mais de 35% com nota 5. Os melhores programas da UNESP são:
- Astronomia/ Física;
- Artes;
- Odontologia;
- Biotecnologia;
- Ciências Farmacêuticas;
- Biociências e Biotecnologia aplicada;
- Química;
- Design;
- Engenharia Civil e Ambiental;
- Educação para a ciência;
- Ciência e Tecnologia de Materiais;
- Zoologia;
- Botânica;
- Agronomia;
- Biologia geral e aplicada;
- Fisiopatologia em clínica médica;
- Medicina;
- Medicina Veterinária;
- Zootecnica;
- História;
- Engenharia Elétrica;
- Ciência da Informação;
- Fisioterapia;
- Geografia;
- Educação Escolar;
- Estudos Literários;
- Linguística e Língua Portuguesa.
As avaliações acontecem sempre de 4 em 4 anos e você pode conferir a nota de todos os programas da UNESP neste site da Capes.
Principais dicas para ser aprovado no Mestrado na UNESP
Sonha em ser aprovado no mestrado da Universidade Estadual Paulista – UNESP? Para isso, é imprescindível considerar algumas dicas. Veja abaixo.
Escolha bem o programa e fique atento as linhas de pesquisa
Como você viu, a UNESP possui uma quantidade enorme de programas de mestrado. Assim, para garantir a aprovação é muito importante escolher aquele que melhor se adeque ao que você deseja estudar.
Por isso, visite o site do programa, analise as linhas de pesquisa, leia as dissertações apresentadas em anos anteriores e confira o currículo Lattes dos orientadores. Tudo isso dará a você uma boa noção de quais tipos de projetos de pesquisa são aceitos e preferidos pela banca, inclusive com ideias de recortes mais adequados.
Preste muita atenção ao edital
O edital é o documento mais importante em qualquer programa de avaliação de mestrado. É lá que estão todas as informações básicas para ser aprovado. Assim, leia este documento com bastante atenção.
Confira as datas e a forma de envio dos documentos, saiba em detalhes sobre as orientações para o pré-projeto (limite máximo de páginas, formas de envio, formatação, normas técnicas etc.), avalie a quantidade de vagas e os professores responsáveis por cada linha de pesquisa e fique atento a bibliografia.
Se as provas forem de caráter classificatório, é muito importante se preparar bem para elas. Assim, leia todas as obras recomendadas e, caso seja possível, converse com estudantes de mestrados da UNESP, buscando saber como foram as provas, o que foi solicitado e outras dicas.
Atualize seu currículo e se prepare para a entrevista
O Currículo Lattes costuma pesar muito na hora da avaliação dos candidatos. Então, não dê bobeira! Deixe-o atualizado e inclua sua formação, pós-graduação, cursos livres, publicações, participações em congressos e eventos científicos, programas de iniciação científica e experiências profissionais que mostrem a sua familiaridade com o tema e o universo acadêmico.
Lembre-se também de se preparar bem para a entrevista e a arguição. Isso significa dominar o assunto do seu pré-projeto e saber exatamente os motivos para estudar e pesquisar determinado tema.
Conclusão sobre o Mestrado na UNESP
Como você viu, o mestrado na Universidade Estadual Paulista – UNESP é o sonho de muitos brasileiros. E para transformá-lo em realidade é fundamental se preparar com antecedência, pesquisar bastante e estudar muito.
Você gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilhe as nossas dicas com seus amigos nas redes sociais!