Mestrado em Saúde Pública: descubra as muitas possibilidades de atuação nesse novo ramo!

A saúde pública é uma área bastante complicada no nosso país e justamente por isso demanda cada vez mais por profissionais capacitados e gestores qualificados, capazes de pensarem e gerirem de forma mais efetiva esse sistema, tanto nas esferas municipais, como estaduais e federais.

Justamente por isso, novas possibilidades de estudo têm surgido no setor e entre elas está o mestrado em saúde pública. Você pensa em seguir carreira nessa área, mas tem dúvidas sobre como o mestrado funciona?

Continue a leitura e saiba mais.

Como é o mercado para o profissional de saúde pública?

Trabalhar na área da saúde pública há alguns anos envolvia apenas a experiência dos profissionais do setor, já que era difícil encontrar cursos especializados nessa área. Com o passar do tempo, algumas pós-graduações e especializações passaram a ser oferecidos e hoje já é possível até mesmo encontrar graduações visando formar especialistas nessas áreas.

Apesar disso, a profissionalização dos gestores e até dos trabalhadores da saúde pública ainda é recente, o que significa que o mercado é muito carente de mão de obra especializada e que realmente consiga trazer melhorias a uma área tão importante da nossa sociedade.

Quem busca trabalhar nesse setor, pode encontrar muitas boas ocupações com uma especialização como o mestrado em saúde pública, que permitirá o profissional atuar como:

  • gestor nas esferas municipais, estaduais e federais;
  • gestor nas organizações privadas de saúde, empresas de seguro, instituições de meio ambiente, saneamento e terceiro setor;
  • professor universitário de cursos de graduação, especialização e pós-graduação;
  • analisando as várias esferas que compõem a saúde pública, como a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária, vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador, etc.;
  • atuar nas políticas públicas para a promoção da saúde;
  • atuar pesquisando a saúde pública;
  • entre outros.

Onde fazer mestrado em saúde pública?

Como dissemos, o setor de saúde pública ainda é recente nos cursos de graduação e de pós-graduação, por isso não existem tantos programas voltados a essa área.

Uma possibilidade para quem deseja se especializar nesse ramo é o mestrado profissional em saúde pública oferecido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Esse programa é voltado para os trabalhadores da área da saúde, que atuam tanto na gestão, como na atenção do sistema de saúde pública (SUS).

Outras secretarias pelo país também oferecem programas semelhantes, porém que são voltados para quem já atua na área e deseja se especializar ainda mais com um mestrado profissional, que diferente do acadêmico visa contribuir com conhecimentos mais específicos e voltados ao mercado do trabalho e as exigências do setor.

Aliás, os mestrados profissionais são os mais comuns nessa área, sendo oferecidos por várias faculdades médicas, como é o caso da Unicamp, também voltado aos trabalhadores ou gestores do SUS.

Agora, se a sua intenção é atuar como pesquisador da saúde pública, ou se você não atua diretamente trabalhando no SUS, você poderá pensar em um mestrado na área da saúde, como:

  • mestrado acadêmico em saúde pública da USP;
  • mestrado profissional e acadêmico em saúde pública do Instituto Fiocruz;
  • mestrado acadêmico em saúde pública da UNICAMP;
  • mestrado acadêmico em saúde pública na Universidade Federal do Ceará (UFC);
  • mestrado acadêmico em saúde coletiva da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Além desses, você também pode pensar em mestrados em áreas correlatas, como:

  • mestrado profissional em saúde mental e atenção psicossocial da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  • mestrado acadêmico em Ciências da Saúde ofertado pelo Instituto Albert Einstein;
  • demais mestrados acadêmicos ofertados pelo Instituto Fiocruz (inclusive com alguns à distância).

Como funciona um mestrado em saúde pública?

Independentemente de você optar por um mestrado acadêmico ou um mestrado profissional em saúde pública, saiba que você terá de se dedicar por, no mínimo, 2 anos aos estudos, sendo que os mestrados são bem mais exigentes do que as pós-graduações.

Durante esse período, se o mestrando desejar, poderá pleitear por uma bolsa de pesquisa, ofertada por diversos órgãos como o CNPq, a Fapesp ou o Capes. Em geral, os valores mensais variam entre R$ 1500 e R$ 2100 e alguns exigem que o estudante não tenha nenhum vínculo empregatício.

No mestrado, o estudante terá que assistir e ser aprovado em algumas disciplinas, além de produzir uma tese (que poderá ser uma pesquisa acadêmica ou outra forma, dependendo do que é exigido no mestrado profissional).

Ao término dos 2 anos, ele deverá apresentar e defender o resultado final dos seus estudos para uma banca de especialistas, composta pelo seu professor orientador e também por outros pesquisadores especialistas na área.

Como faço para entrar em um mestrado em saúde pública?

O primeiro passo é pensar qual área da saúde pública você deseja pesquisar, já que a maioria das universidades e institutos possui linha de pesquisa bem definidas e como você terá de submeter um pré-projeto na maior parte das vezes, é importante já ter isso em mente.

Além disso, é importante conferir o edital de cada processo seletivo, pois é nele que estão informações importantes como as datas de cada uma das etapas, o que é exigido no pré-projeto e a bibliografia das avaliações.

No geral, os processo seletivos são compostos de 4 fases, sendo:

  • avaliação de conhecimentos específicos baseada na bibliografia disposta no edital;
  • avaliação de língua estrangeira;
  • avaliação do pré-projeto, que deve estar alinhado com a linha de pesquisa desenvolvida pela universidade e também apresentar uma boa justificativa e relevância;
  • fase de entrevistas com os professores orientadores que analisarão a sua experiência prévia com o tema, tanto de forma acadêmica, como profissional.

Assim, é importante que você comece a se preparar com antecedência, analisando se o tema e o recorte do seu projeto são interessantes e condizentes com o que a universidade pesquisa, lendo teses defendidas em anos anteriores e também se preparando para as provas.

Como você viu, o mestrado em saúde pública pode abrir muitas portas e ajudar você a se tornar um gestor ou um pesquisador de uma das áreas mais importantes para a nossa sociedade.

Você gostou deste conteúdo? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente!

Créditos da miniatura: Created by freepik – www.freepik.com

Scroll Up