Anúncios

Mestrado em Inglês: tire todas as suas dúvidas!

Anúncios

Com o mundo cada vez mais globalizado, saber falar inglês tem se tornado indispensável. Justamente por isso, cada vez mais o profissional formado em Letras com habilitação em inglês tem sido requisitado, ampliando as suas possibilidades profissionais.

Porém, para quem deseja se destacar profissionalmente, ou ainda atuar lecionando em nível universitário ou se tornando um pesquisador da língua, o mestrado em inglês é indispensável.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Como é o mercado para o profissional formado em Letras – Inglês?

Mestrado em Inglês

Mestrado em Inglês

Como dissemos na introdução deste artigo, o mercado para o profissional de letras com habilitação em inglês não para de crescer. Se há alguns anos, a sala de aula era a única possibilidade de atuação, hoje a realidade é bem diferente.

Esse profissional pode trabalhar com tradução, ligado a editoras, ajudando a traduzir livros, materiais didáticos e muito mais, ou ainda junto a empresas privadas, realizando traduções simultâneas de reuniões, conferências e ainda traduzindo documentos e outros itens.

Lecionar também é uma possibilidade, principalmente com o aumento da procura pela fluência na língua. Além das tradicionais escolas de idiomas, você poderá pensar em dar aulas particulares – até mesmo pela internet, como as aulas via Skype que têm crescido bastante, por permitirem maior flexibilidade de horários por parte dos alunos.

Para quem deseja seguir carreira pública, sempre existe vaga de professores de inglês nas redes municipais, estaduais e federais, além de cargos que o licenciado também poderá pleitear, como diretor de escola ou membro da secretaria de ensino.

Na rede privada, também é possível atuar junto à coordenação das escolas de idiomas, produzindo materiais didáticos, coordenando os cursos ou auxiliando na criação de atividades específicas. Outra área que tem crescido bastante são as escolas bilíngues, que costumam ter salários bem mais atrativos.

Vale à pena investir em um Mestrado em Inglês?

Apesar de o mercado para o profissional da língua inglesa ser bem amplo, a concorrência também é grande e o Mestrado em Inglês é uma ótima maneira de se diferenciar.

Para quem deseja ingressar em um cargo público, a titulação agrega pontos valiosos na maioria dos editais, ajudando na hora de conseguir a sua classificação.

Outra possibilidade como mestre é começar a lecionar em cursos superiores tanto de graduação como de pós-gradução, com salários mais atrativos. Com o aumento da procura desse profissional, também tem aumentado a oferta de cursos de nível superior, demandando por professores especializados.

No mercado empresarial e também das escolas privadas de idiomas, o mestrado está em alta, afinal são poucos os profissionais com essa titulação que desejam seguir carreira fora da academia, o que torna essa uma mão de obra escassa e, portanto, valorizada.

Como funciona um programa de Mestrado em Inglês?

Um Mestrado em Inglês pode ser feito tanto no Brasil como em países de língua inglesa, sendo que muitas universidades estrangeiras oferecem programas com bolsas para professores de inglês de países não falantes da língua.

Esses são programas exclusivamente voltados para a docência da língua inglesa e, portanto, exigem fluência no idioma.

Outra possibilidade são os mestrados profissionais oferecidos pela CAPES que são voltados para os professores de inglês da educação básica e com aulas nos Estados Unidos. O programa conta com bolsas integrais, visando capacitar os profissionais da educação básica.

Além deles, também existem os programas de Mestrado em Inglês que são ofertados pelas universidades brasileiras. Você poderá optar tanto por um mestrado acadêmico como um mestrado profissional em inglês.

O último é mais recente e busca mesclar os conhecimentos teóricos e acadêmicos com a prática profissional, tornando esse mestre muito mais valorizado pelas empresas públicas e privadas de ensino.

Agora, para quem deseja seguir carreira na academia, se tornando um pesquisador da língua ou da literatura inglesa, o melhor é optar por um mestrado acadêmico, o passo inicial para essa atuação.

Em geral, os mestrados no Brasil têm duração de 2 anos. Nos mestrados acadêmicos, os estudantes terão de produzir e defender uma tese de mestrado com formato de pesquisa acadêmica, já nos mestrados profissionais (dependendo do programa) é possível realizar um trabalho distinto de conclusão de curso, que seja mais aplicável a prática profissional.

Como ser aprovado em um Mestrado em Inglês?

Mestrado em Inglês

Mestrado em Inglês

Como você viu, existem muitas possibilidades de mestrado em inglês – e também vários requisitos para conseguir entrar em algum desses programas.

No programa de mestrado profissional da CAPES realizado nos Estados Unidos é preciso que o candidato seja professor concursado com estágio probatório concluído ou efetivado e estar ministrando língua inglesa na rede pública de educação básica tanto durante a inscrição, como no período de implementação da bolsa.

Também é necessário realizar um teste de proficiência em inglês – algo que costuma ser necessário também para os demais programas de mestrado fora do país.

Já nos mestrados ofertados por universidades brasileiras, geralmente o candidato precisará passar por 4 etapas para ser aprovado:

  • realizar uma avaliação escrita sobre a bibliografia específica disponibilizada no edital, no site do programa do mestrado;
  • realizar uma avaliação de proficiência em língua inglesa;
  • submeter um pré-projeto com o tema que deseja pesquisar, as justificativas e o cronograma (lembrando que esse tema deve estar de acordo com a linha de pesquisa da universidade);
  • ser aprovado em uma entrevista com os professores orientadores do programa, que analisarão a sua experiência prévia com o tema, tanto em nível acadêmico, como profissional.

Mas, é claro que essas etapas podem variar dependendo de cada universidade. Por isso, o recomendado é sempre pesquisar o edital da universidade que você deseja se candidatar e, de preferência, começar a se preparar com 1 ano de antecedência.

Onde fazer meu mestrado em inglês?

Como você viu existem muitas possibilidades de mestrado em inglês tanto no Brasil como no exterior.

Para quem pretende investir em um curso fora, algumas opções são:

  • mestrado para professores de inglês na Inglaterra (oferecido pela A.S Hornby Education);
  • mestrado para professores de inglês da rede pública de ensino nos Estados Unidos (oferecido pela CAPES em parceria com o MEC);
  • bolsas de mestrado no Canadá, oferecidas pelo governo canadense para estrangeiros;
  • bolsas de mestrado nos Estados Unidos, oferecidas pela Fullbright.

Já para quem pretende fazer um mestrado em inglês no Brasil é possível acessar o site da CAPES e encontrar os programas que têm uma melhor colocação. O CAPES oferece uma escala de notas de 0 a 7, sendo que os programas com notas 5 ou mais são considerados excelentes. O ideal é optar por aqueles com, no mínimo, nota 3.

Você gostou deste conteúdo sobre mestrado em inglês? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário pra gente!

Créditos da miniatura: Created by freepik – www.freepik.com

Você gostou deste artigo? ⤵ A sua opinião é MUITO importante!
[Total: 0 Média de: 0]