Home » Mestrados » Mestrado em Filosofia: saiba tudo sobre esse assunto!

Mestrado em Filosofia: saiba tudo sobre esse assunto!

A filosofia é uma das áreas do saber mais tradicionais e, desde 2008, ela foi incorporada como disciplina obrigatória no ensino médio, abrindo ainda mais campo de trabalho para esses profissionais.

Para quem deseja se especializar e conseguir ainda mais oportunidades de trabalho e salários mais altos, atuar no ramo da pesquisa e também da docência em nível superior ainda é uma das principais possibilidades.

E, por isso, o mestrado em filosofia se torna tão procurado. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

Como está o campo de trabalho para a filosofia?

Lecionar ainda é uma das possibilidades mais usuais para o licenciado em filosofia, principalmente depois de 2008, quando a disciplina passou a ser obrigatória em todo o ensino médio no Brasil.

Contudo, como em todas as carreiras que lidam com a docência, o baixo salário e a alta carga horária ainda são entraves para muitos profissionais.

Por isso, muitos acabam migrando para outras áreas igualmente tradicionais, como é o caso da pesquisa e da docência no ensino superior, áreas que obrigatoriamente exigem, no mínimo, o nível de mestrado.

Para quem pensa em seguir carreira pública, o mestrado em filosofia também é muito importante, afinal muitos editais acabam dando notas extras para os candidatos que possuem a titulação.

Além das áreas tradicionais, o filósofo também pode atuar prestando consultorias e até junto a organizações sociais (ajudando a pensar e executar projetos que modifiquem a realidade social) e até em empresas, com palestras, treinamentos e consultorias, ajudando a modificar a forma de enxergar os problemas e de buscar novas soluções.

Mestrado em Filosofia: como funciona?

Mestrado em Filosofia

Mestrado em Filosofia

Existem muitos programas de mestrado de filosofia no Brasil e no mundo e escolher o melhor dependerá muito dos seus objetivos profissionais.

Uma dessas opções, por exemplo, é o mestrado profissional para os professores de ensino médio ou fundamental, o Pro-Filo, com abrangência em todo o país. Ele se estrutura em núcleos sediados em Instituições de Ensino Superior (IES), responsáveis pela coordenação e pela execução do curso.

Independentemente de realizar um mestrado acadêmico ou profissional saiba que ambos têm duração de dois anos e um funcionamento mais ou menos semelhante, sendo que nesse período você terá de realizar uma tese e depois apresentá-la a uma banca de especialistas.

Em geral, no primeiro ano o estudante opta pelas disciplinas que deseja cursar e que tenham relação com o tema e o recorte da sua pesquisa e no segundo ano se dedica exclusivamente à produção da tese.

Vale lembrar que os programas de mestrado costumam ser bastante exigentes e as disciplinas podem exigir que o aluno escreva artigos científicos e faça outros tipos de trabalhos acadêmicos para conseguir ser aprovado.

Por isso, antes de optar por um Mestrado em Filosofia pense se você terá tempo suficiente e também possibilidade de se dedicar durante esses dois anos aos estudos.

Quem desejar, poderá pleitear uma bolsa de pesquisa nesse período, por órgãos como a Fapesp, o CNPq e o Capes, com valores que giram em torno de R$1500 a R$2100 mensais. Contudo, é importante lembrar que alguns editais exigem que os estudantes se dediquem exclusivamente ao mestrado, ou seja, não tenham nenhum vinculo empregatício.

Como ser aprovado em um Mestrado em Filosofia?

Antes de começar a pesquisar sobre as universidades que ofereçam programas de Mestrado em Filosofia, é muito importante que você pense no tema que deseja pesquisar, afinal, cada universidade possui uma linha de pesquisa específica e você terá de submeter um pré-projeto na fase de avaliação inicial.

Existem muitas linhas de pesquisa possíveis, algumas são:

  • filosofia contemporânea;
  • estética;
  • filosofia da arte;
  • filosofia antiga e medieval;
  • ética;
  • filosofia moderna;
  • filosofia política;
  • linguagem e discurso da ciência;
  • filosofia social;
  • metafísica;
  • etc.

Após ter uma ideia do campo, comece a pesquisar as universidades que trabalham com uma linha semelhante e também analise o edital – afinal é lá que estarão as informações essenciais sobre o processo seletivo, como normas para o pré-projeto, bibliografia, datas das provas, entre outros.

Normalmente, essa fase consiste em:

  • análise do pré-projeto, que deve estar dentro da linha pesquisada pela universidade, conter uma boa justificativa e mostrar que o aluno possui noções básicas sobre como desenvolver uma pesquisa;
  • prova com uma bibliografia específica com conhecimentos básicos sobre sua linha de pesquisa;
  • prova de proficiência em língua estrangeira (que costuma ser inglês ou espanhol);
  • entrevista com os professores orientadores, analisando o seu currículo profissional e também a sua experiência na academia, como iniciação científica, participação em congressos, entre outras atividades.

Será que um Mestrado em Filosofia é uma boa ideia para minha carreira?

Mestrado em Filosofia

Mestrado em Filosofia

Definir se esse é o momento certo de investir em um Mestrado em Filosofia depende de muitos pontos, mas, principalmente, dos seus objetivos profissionais.

Assim, tente analisar alguns pontos, como:

  • o quanto a titulação de mestre pode lhe ajudar a atingir suas metas profissionais (como se tornar um pesquisador, lecionar em uma universidade pública, ser um consultor mais requisitado, etc.);
  • o quanto você dispõe de tempo no momento para se dedicar ao mestrado, que costuma ser bastante puxado;
  • o quanto você pode investir em um programa de mestrado (lembre-se que também existem opções em universidades particulares e as mensalidades, nesses casos, costumam ser bem mais altas do que as demais pós-graduações);
  • quais são suas reais motivações para realizar um mestrado em filosofia.

Entendendo e analisando essas questões, você conseguirá entender se um mestrado em filosofia poderá, realmente, ajudar a agregar na sua carreira e você a conquistar os seus objetivos profissionais.

Onde fazer meu Mestrado em Filosofia?

Se você já se decidiu que um mestrado em filosofia é o ideal, então é hora de começar a pesquisar sobre os programas. Antes de tudo, sempre opte por aqueles que estejam relacionados com o tema que você deseja pesquisar.

Além disso, você poderá acessar o site do Capes (o órgão regulador dos programas de mestrado e doutorado no país) e conferir qual a nota do programa em questão. O Capes dá notas de 0 a 7 aos programas, sendo que os com nota 5 ou mais são considerados excelentes. Tente optar por aqueles que tenham, no mínimo, conceito 3.

Os melhores mestrados em filosofia são ofertados pelas seguintes universidades:

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • PUC- RS;
  • Universidade de Campinas (Unicamp);
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

E, então, gostou de saber mais sobre o Mestrado em Filosofia? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente!