Mestrado em Enfermagem: saiba sobre as tendências do mercado!

Dentro da área da saúde, a enfermagem é uma das profissões mais antigas – e que até hoje é extremamente demandada pelo mercado de trabalho. Se antigamente ela estava mais atrelada ao sexo feminino e a pouca qualificação profissional, hoje o cenário é completamente diferente, com muito mais possibilidades de atuação e uma concorrência acirrada.

Para se ter ideia, de acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE, a área de saúde possui cerca de 3,5 milhões de profissionais, sendo que desse número 50% é composto pelos profissionais da enfermagem (tanto enfermeiros, como técnicos e auxiliares).

Por isso, para conseguir se diferenciar da concorrência e ainda ter mais possibilidade de atuação, é que muitos profissionais têm pensado em se especializarem ainda mais, continuando os estudos com um Mestrado em Enfermagem. Mas, será que esse investimento vale à pena? Quais são as áreas mais promissoras da enfermagem? Saiba tudo nesse conteúdo!

Como está o mercado da enfermagem no Brasil?

Mestrado em Enfermagem

Mestrado em Enfermagem

Como dissemos, o setor da enfermagem está se modificando, exigindo cada vez mais por profissionais especializados e com conhecimentos variados. Isso pode ser notado já nas graduações, que têm buscado dar aos estudantes uma visão mais multidisciplinar, englobando disciplinas como bioquímica, biomedicina, anatomia, genética, administração e ética.

Mas, não é só. Com o aumento da concorrência, muitos profissionais da enfermagem têm sentido a necessidade de se especializarem, buscando por cursos de pós-graduação e também pelo mestrado e doutorado.

Algumas áreas prometem se tornarem ainda mais importantes nos próximos anos, demandando por mão de obra altamente especializada, como: terapia intensiva, ostomia, obstetrícia, enfermagem do esporte, área psiquiátrica, enfermagem do trabalho e gestão de projetos.

Outro setor bastante aquecido é a área de ensino e pesquisa. Afinal, muitos profissionais acabam se formando e atuando diretamente em clínicas, hospitais e centros de saúde e poucos são aqueles que pensam em se tornarem professores universitários ou pesquisadores, fazendo com que exista uma grande necessidade dessa mão de obra, principalmente com o aumento dos cursos de graduação.

Nos hospitais e clínicas também se nota uma abertura maior para que os enfermeiros possam atuar em cargos diferentes, como na gestão, no controle de processos e no cuidado assistencial – fazendo com que cada vez mais esses profissionais tenham que se especializar em áreas diferentes do conhecimento.

Além de tudo isso, as mudanças na nossa sociedade também têm impactado bastante o ramo da saúde, principalmente com o avanço tecnológico, o envelhecimento populacional e as novas demandas de atendimento.

Assim, áreas como o home care, a geriatria, o trabalho integrado junto a outros profissionais da saúde (como psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas) e a tecnologia para saúde estão extremamente aquecidas e prometem demandar por enfermeiros cada vez mais capacitados.

Como o Mestrado em Enfermagem pode ajudar a me destacar no mercado de trabalho?

Já deu para notar que o mercado da enfermagem está passando por uma profunda transformação, não é mesmo? Isso significa que, também, está sendo exigido que o profissional se modifique e passe a ter capacidades e conhecimentos cada vez mais distintos.

O Mestrado em Enfermagem pode ser uma ótima oportunidade de qualificação, permitindo que você se dedique a novas áreas do conhecimento e se torne especialista em uma dessas áreas em ascensão.

Para quem gosta do ensino e da pesquisa, o mestrado ainda poderá ser a porta de entrada para essas oportunidades, permitindo que você atue junto a grandes universidades e órgãos de pesquisa nacionais e internacionais.

Além disso, para atuar em cargos de gestão, muitas vezes um mestrado profissional pode ser exigido, dando ao enfermeiro uma visão bem mais ampla e permitindo agregar conhecimentos diferenciados da sua atuação prática e diária.

Quando vale à pena investir em um Mestrado em Enfermagem?

Apesar de todas essas possibilidades, nem sempre um Mestrado em Enfermagem é a pós-graduação mais indicada e tudo dependerá dos seus objetivos e expectativas com essa titulação. Como esse é um investimento alto, é importante que você pense bem antes de tomar qualquer decisão.

Alguns pontos podem lhe ajudar a decidir se está ou não na hora de investir em um Mestrado em Enfermagem, como:

  • planejamento da sua carreira: tente entender onde você está agora e como um mestrado pode lhe ajudar a atingir seus objetivos;
  • avalie o seu emprego atual: você está satisfeito com o seu emprego ou deseja mudar de empregador ou até de área? A titulação será bem vista pelo seu empregador atual e você poderá, em longo prazo, ter um salário maior ou uma melhor posição graças ao mestrado? Esses são pontos que precisam ser considerados;
  • pense na sua meta profissional: saber onde você deseja chegar é muito importante para poder definir os passos que tomará. Entenda se o mestrado o ajudará nessa caminhada e de que forma ele pode (ou não) ser decisivo para atingir essa meta;
  • analise a sua vida pessoal e financeira: um mestrado pode exigir bastante dos alunos, sendo que muitas vezes você precisará contar com suporte da sua família e dos amigos e até mesmo deixar de comparecer a alguns eventos sociais para se dedicar a tese. Além disso, esse pode ser um investimento caro (principalmente em uma universidade particular e sem bolsa de pesquisa), por isso é preciso ter certeza de que poderá arcar com esses pontos;
  • avalie os programas e as faculdades: fazer um mestrado só por fazer não é nunca uma boa escolha, assim é preciso analisar os melhores programas e o peso da universidade para o mercado.

Onde fazer o meu Mestrado em Enfermagem?

Mestrado em Enfermagem

Mestrado em Enfermagem

Depois de analisar todos os pontos que citamos ao longo deste conteúdo, você já está convencido de que o Mestrado em Enfermagem é o melhor investimento para a sua carreira?

Então é preciso atenção na hora de escolher o melhor programa, afinal ele terá um peso decisivo para que essa titulação lhe ajude a atingir as suas metas profissionais. O primeiro passo é definir o tema da sua pesquisa e a área de atuação em que deseja se especializar.

A partir disso, pesquise por programas e universidades que atuem nessa linha de pesquisa, se informando também sobre os orientadores e analisando o currículo lattes de cada um deles, separando aqueles que tenham mais afinidade com o que você deseja estudar.

Somente, a partir de então, faça uma pesquisa no site da Capes (órgão regulador dos mestrados e doutorados no país) para encontrar as universidades com as melhores notas. A Capes dá notas até 7 para os programas de mestrado, sendo que os com nota 4 são considerados muito bons e os com nota acima de 5, excelentes.

Os melhores programas são oferecidos pelas:

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);
  • Universidade Federal do Ceará (UFC);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Federal do Rio Grande (FURG);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  • Universidade de São Paulo (USP).

Conclusão sobre o Mestrado em Enfermagem

E, então, depois de ler este conteúdo, você acredita que o Mestrado em Enfermagem é uma boa escolha para a sua carreira? Se ainda tem alguma dúvida, deixe um comentário pra gente!

Scroll Up