Home » Ciências Humanas » Mestrado em Educação Especial

Mestrado em Educação Especial

Ensinar, se relacionar e prender a atenção de uma criança com deficiência física e intelectual ou que tenha qualquer outro transtorno não é tarefa fácil. Por isso, existem os professores formados em educação especial que visa capacitá-los a desenvolver métodos e técnicas para conseguir a participação dos alunos em sala de aula. Porém, você, professor (a) que fez a faculdade de educação especial precisa ter em mente que não se pode para por aí, pois como você deve saber o mercado de trabalho está em constante desenvolvimento e por conta disso ele precisa de profissionais qualificados que sigam o seu ritmo, ou seja, que se mantenham atualizados sempre que possível.

A melhor maneira de aprimorar e aumentar os seus conhecimentos e se manter atualizado é fazendo um mestrado profissional, sendo nesse caso o mestrado em educação especial. Os mestrados são extremamente importantes para quem deseja ser um profissional que se destaca entre a concorrência e que quer alavancar a sua carreira ou ter um emprego melhor e que pague mais. Além disso, fazendo um mestrado você irá deixar o seu currículo mil vezes mais rico do que anteriormente. Um outro ponto positivo de se fazer um mestrado em educação especial é o salário, pois pesquisas indicam que se você fizer um mestrado, seja qual for a sua área o seu salário irá aumentar cerca de aproximadamente 30% a mais do que de uma pessoa da mesma área que a sua que não tem em seu currículo profissional um mestrado. Você pode até achar que não mudou muito, porém no final do mês você irá notar a grande diferença que ocorreu.

Os mestrados profissionais, assim como o mestrado em educação especial pode ser feito tanto em aulas presenciais quanto na modalidade à distância, ficando por seu critério escolher qual que se encaixa melhor nas suas necessidades cotidianas. Vale ressaltar que ambos os modos são de extrema qualidade, diferente do que muitas pessoas pensam. A única diferença é na parte monetária, pois em aulas à distância você irá desembolsar muito menos do que se fizesse na modalidade presencial, o que é uma grande vantagem caso você não queira gastar. Digo isso, pois há alguns anos fiz um mestrado à distância, pois não tinha tempo para fazer aulas presenciais e posso dizer que não me arrependi nem um pouco, pelo contrario, amei, principalmente porque estava estudando no conforto do meu lar, rs.

Vantagens deste Mestrado

Vale ressaltar que depois de feito um mestrado você terá uma carreira bem mais sólida e tranquila e você também poderá diminuir suas cargas horárias, ou seja, a quantidade de aulas, pois como já foi dito, você estará ganhando bem mais do que quando não tinha o mestrado em educação especial.

Outra vantagem de fazer um mestrado profissional é o custo. Diferente do que muitos pensam o valor do mestrado não é tão alto assim e com certeza cabe no seu bolso. Vale frisar que a duração é pequena, sendo que na maioria das vezes não passa de 4 anos e o ano letivo é dividido em quatro semestres, sendo que também está incluso aulas de orientação profissional. Geralmente, as aulas são de sábado podendo ser das 8 horas da manhã até às 5 horas da tarde, mas isso pode variar de cada instituição.

Onde fazer o Mestrado

UFSCAR, ISCE, Instituto PIAGET, ESEC, UERJ e ESE são apenas algumas das melhores universidades que oferecem o mestrado de educação especial. Vale frisar que elas são muito bem conceituadas pelo MEC e estão localizadas em diversos pontos de fácil acesso.

Com certeza, fazer um mestrado em educação especial irá alavancar a sua carreira, te garantir um salário muito melhor e principalmente aumentar os seus conhecimentos que te fará uma melhor professora. Então, faça já o seu mestrado, pois ele pode ser o que estava faltando para o seu sucesso. Boa sorte!