Home » Mestrados » Mestrado em contabilidade: tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

Mestrado em contabilidade: tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

O contador é uma figura imprescindível no sucesso de qualquer empresa e justamente por isso o mercado de contabilidade costuma ser sempre bem aquecido, oferecendo boas possibilidades para quem atua no setor.

Contudo, como em praticamente todas as áreas, a alta concorrência pode tornar difícil para quem deseja se diferenciar e alcançar melhores oportunidades. Em 2014, o Brasil possuía 490 mil profissionais no setor – e a tendência é que esse número seja até 4 vezes maior até 2018.

Com tantos contabilistas no mercado, como conseguir se diferenciar e alcançar as melhores posições? O mestrado em contabilidade pode ser a resposta. Continue a leitura e saiba mais.

Como está o mercado da contabilidade no Brasil?

Mestrado em Contabilidade

O setor de contabilidade é um dos que tem a maior taxa de empregabilidade do país, girando em torno de 93%, de acordo com o Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea). Isso porque existem muitas possibilidades de atuação dentro da área contábil – e várias estão em alta.

Algumas são:

  • perícia contábil: o perito contábil pode atuar de diferentes maneiras, tanto sendo contratado pelas partes, como pelo Juiz responsável pelo julgamento de determinada causa;
  • auditoria contábil: para atuar nessa área é preciso ter um conhecimento técnico profundo e ainda cumprir uma série de exigências legais, como um programa de educação continuada, garantindo a atualização permanente desse profissional;
  • área tributária: com a adoção do SPED, os profissionais precisam ter um conhecimento mais amplo, indo além da área de tributos e agregando também os recursos computacionais e as novas tecnologias para o setor. Outra possibilidade em alta é trabalhar com elisão fiscal, ajudando as empresas a se programarem melhor e a pagarem menos impostos;
  • área de custos: o profissional precisa ter conhecimento profundo sobre todo o processo produtivo ou de prestação de serviços de uma empresa, atuando de maneira determinante para sugerir cortes, substituições ou reduções de custos e despesas.

Em todas elas, contudo, é fundamental que o profissional tenha: conhecimentos teóricos e técnicos profundos e atualização constante, itens que um mestrado em contabilidade pode ajudar.

Mestrado acadêmico ou mestrado profissional em contabilidade?

Há quase 8 anos, os estudantes que pensam em fazer um mestrado no Brasil contam com mais uma possibilidade: o mestrado profissional. Voltado para aqueles estudantes que não têm tanta certeza se desejam seguir como pesquisadores, o mestrado profissional mescla conceitos e estudos acadêmicos, com outros mais usados no meio empresarial.

Justamente por esse caráter mais dinâmico é que várias empresas têm dado preferência ao mestrado profissional, inclusive em detrimento a outros tipos de pós-graduações.

Porém, optar entre um e outro dependerá muito dos seus objetivos e, claro, das suas afinidades. Antes de escolher por um mestrado em contabilidade você precisa pensar:

  • o que deseja com essa pós-graduação? Como ela lhe ajudará a atingir seus objetivos profissionais?
  • Onde você está no momento dentro do mercado de trabalho? A titulação pode lhe ajudar a conseguir um cargo mais alto dentro da sua empresa, ou modificar de empresa para outra que você almeja?
  • Quais são seus objetivos em curto, médio e longo prazo? Você está preparado para todas as exigências que um mestrado possui?

Respondendo de forma bem sincera a essas questões, fica mais fácil entender se o mestrado em contabilidade é o ideal para o seu momento, se ele realmente lhe ajudará a atingir seus objetivos profissionais e, claro, qual é o tipo de mestrado mais indicado para o seu caso.

Se o seu desejo é se tornar um pesquisador em alguma área dentro da contabilidade, ou até mesmo se dedicar a vida acadêmica, como lecionando nas principais universidades do país, o mestrado acadêmico é o mais recomendado, já que vai lhe dar essa bagagem e abrir portas para que você continue a estudar e promover a sua tese no doutorado.

Agora, se a sua intenção é se destacar no mercado de trabalho, atuando junto a empresas privadas, oferecendo consultorias ou até mesmo participando de concursos públicos, o mestrado profissional poderá ser mais indicado, oferecendo uma formação diferenciada e mais focada no mercado.

Como é o mestrado em contabilidade?

Mestrado em Contabilidade

Independentemente de você optar pelo mestrado acadêmico ou profissional, saiba que terá de se dedicar bastante para conseguir ser aprovado. Isso porque os programas de mestrado costumam exigir muito dos alunos que deverão produzir uma tese ao longo dos dois anos de curso e defendê-la diante de uma banca de professores mestres e doutores.

Existem opções de programas excelentes tanto em universidades públicas, como privadas. Contudo, nas privadas você precisa se preparar financeiramente, já que as mensalidades costumam ser altas.

Outra opção é pleitear uma bolsa de pesquisa junto aos órgãos financiadores, como a Capes e a Fapesp, por exemplo. Os valores podem variar entre R$ 1500 e R$ 2100, dependendo do órgão e de outras características do seu projeto.

Na maior parte dos programas, você terá que concluir o seu mestrado dentro do prazo de dois anos (sendo que alguns podem ser prorrogados por alguns meses). Em geral, no primeiro ano você terá disciplinas gerais que auxiliarão na produção da sua tese, e no segundo ano você deverá se dedicar a produção da tese, com o auxilio do orientador.

Passar em um mestrado também não é uma tarefa simples, principalmente nos que têm nível de excelência, já que a concorrência pode ser alta. O ideal é que, primeiro, você decida a área em que deseja atuar e então pesquise por universidades que ofereçam programas dentro dessa linha de pesquisa.

Grande parte dos programas exigirá que você apresente um pré-projeto em uma arguição, com o problema de pesquisa definido, bem como o referencial teórico. Além disso, você terá que realizar uma prova de proficiência em língua estrangeira, e também de acordo com a bibliografia do edital.

Pode ser, também, que você passe por outra fase, chamada de entrevista, em que o seu currículo profissional e o lattes serão analisados, entendendo qual é a sua experiência com o tema que deseja estudar, sua participação em iniciação científica, congressos e outras atividades do meio acadêmico.

Como você viu, um mestrado em contabilidade pode lhe ajudar a se diferenciar no mercado de trabalho e até atuar em outras áreas, como no ensino e no setor de pesquisas. Porém, antes de tomar essa decisão é muito importante considerar se a titulação lhe ajudará a atingir os seus objetivos profissionais.